Como fazer sua marca ocupar uma posição de liderança na mente dos consumidores? Somente por meio de estratégias diferenciadas de comunicação e marketing sintonizadas com públicos e cenários específicos. Isso não é uma fórmula secreta, pelo contrário, qualquer estagiário da área sabe disso. Mesmo assim por que tantas marcas parecem permanecer no anonimato?

A pesquisa Top of Mind, realizada pelo Instituto Bonilha, ininterruptamente, há 18 anos, publicada pela Revista Amanhã, vem confirmando três cenários:
 
O primeiro é caracterizado pelo domínio de uma marca que consegue ser lembrada por mais da metade dos entrevistados. Não é incomum, nessa situação, o segundo lugar aparecer com um percentual irrisório. A marca líder é tão arraigada na mente do consumidor a ponto de fazer parte da sua vida, indo além da simples cultura de consumo. Isso ocorre, por exemplo, quando perguntamos sobre a categoria refrigerante.
 
O segundo cenário mostra o oposto e se configura quando um grande número de marcas é lembrado por mais da metade dos consumidores entrevistados. Dezenas de marcas concorrem entre si, reunindo isoladamente pífios percentuais de recordação, sem força significativa. Nenhuma alcança um índice de lembrança suficientemente elevado para que possa criar raízes na memória do consumidor. Constata-se isso no segmento das churrascarias, restaurantes, pizzarias e panificadoras. 
 
Mais promissor, verdadeiro campo livre, há um terceiro cenário em que o maior número de pessoas entrevistadas não se recorda de nenhuma marca. Apenas uma minoria arrisca citar algum nome da categoria pesquisada. Decorre geralmente de uma nova classe de produtos, a exemplo dos geradores de energia solar.
 
No segundo e no terceiro casos sua marca dispõe de amplo espaço para crescer na mente e nos corações dos consumidores. São dois cenários de portas abertas para iniciativas de sensibilizar o mercado com a sua marca.
 
Saiba mais sobre a pesquisa Top of Mind pelo link: http://tinyurl.com/mhogb37