A relação "ganha-ganha" entre a vida e o trabalho tem sido tema recorrente no meio corporativo. Várias pesquisas com executivos esclarecem as linhas divisórias entre viver e trabalhar.

Para esse público, o sucesso profissional significa atingir objetivos, fazer diferença e trabalhar com equipes competentes em ambientes produtivos. Inclui respeitar os colegas, dedicar-se plenamente às tarefas, aceitar desafios, manter níveis elevados de organização, inovar processos e ter persistência. Não menos importante, desfrutar de resultados financeiros compensadores.

O outro lado da moeda, o sucesso pessoal, de acordo com os estudos, depende da consolidação de relações gratificantes no meio familiar, entre amigos e na comunidade. Também fazem parte a felicidade, a alegria, a experiência fora da esfera laboral e o aprendizado sobre a realidade humana.

Nas pesquisas de clima organizacional, cada vez mais comuns nas empresas e instituições, esses valores passaram a ser enfocados para que a relação trabalho x vida seja conhecida. Não há mais dúvida de que empresas bem sucedidas são aquelas que possibilitam aos seus colaboradores a chance de uma existência gratificante, ao lado de um engajamento produtivo no trabalho.

Por sua vez, muitos executivos, coerentes com a tendência de impor equilíbrio entre as duas realidades, e às vezes até desafiando a vontade corporativa, estão assumindo atitudes positivas frente a vida fora do trabalho. Pode-se dizer que o case de Ike Weber, enquadra-se nessa linha. Jornalista notabilizado pela sua competência e dedicação, compenetrada atenção e premiada qualificação, de tempos em tempos, empreende uma fuga para diferentes paragens e paisagens. Sua experiência mais abrangente é a recente incursão aos recônditos das três Américas.

Sua aventura, dessa vez, superou o balanceamento da produtividade profissional com o proveito pessoal. Procurou dar um sentido mais amplo para essa vivência, revelando os desafios que os dois lados impõem e o segredo de como conciliá-los. Além das palestras que realiza em várias cidades brasileiras, expõe fotos do seu percurso até o Alasca.

Até 26 de outubro, no Shopping Barigui, em Curitiba, Gente das Américas. Fotos de Ike Weber.