O trabalho dos administradores, jornalistas, professores, comunicadores, publicitários, sociólogos, cientistas e profissionais liberais de incontáveis especializações constitui-se em grande parte na busca de soluções, na tomada de decisões e no esforço para solucionar problemas.  Nisso empenham monumental energia para impulsionar a sociedade e suas organizações empresariais e governamentais ao encontro de seus valores.

As iniciativas para definir agendas, escolher os itens prioritários, traçar objetivos, estabelecer metas e planejar ações são etapas do processo chamado de problem solving.  Avaliar e escolher alternativas mais apropriadas são atividades do processo de decision making. As duas técnicas sempre caminham entrosadas.

Nada é mais importante para o bem-estar da sociedade do que a compreensão de seus problemas, a identificação de alternativas, a previsão de consequências, as escolhas certas, a ação eficiente e responsável. Mais gratificante ainda é ver o sorriso das lideranças ao conhecerem os resultados das avaliações e a alegria de quem foi beneficiado pelos frutos do bom trabalho.

Todos ganham quando são identificados com sucesso os múltiplos entraves que requerem atenção no âmbito nacional (infraestrutura, saúde, segurança), no nível das organizações empresariais (melhoria de serviços, novos produtos, qualidade da produção) e na esfera individual (escolha de uma qualificação profissional, de uma viagem ou de imóvel).

A qualidade das decisões e das soluções dos problemas depende da destreza dos nossos cérebros em utilizar não apenas máquinas, ferramentas ou dinheiro, mas informações. A pesquisa é um dos mais valiosos recursos que, associados àqueles, formam a base da criatividade e da genialidade que vem alavancando a produtividade, a níveis surpreendentes, em vários setores. Difícil é decidir, implementar medidas  eficientemente sem uma base de informações reais e verdadeiras.

Trabalho bem feito

O  Instituto Bonilha é pioneiro no ramo da pesquisa de opinião. Sempre atuou com reconhecida competência técnica na área de mercado e negócios, bem como na governamental e eleitoral. Quase três décadas de trabalho inovador, marcado por rigoroso controle de qualidade, consolidaram a reputação e a credibilidade do Instituto Bonilha.

O Instituto Bonilha coleta, classifica, codifica, processa, analisa e interpreta milhares de respostas e depoimentos sobre produtos, serviços e governos. Planeja e executa pesquisas quantitativas e qualitativas com o objetivo de conhecer e compreender cientificamente os fatos e as tendências da realidade social, política e econômica. Produz estudos estratégicos que evidenciam comportamentos e revelam tendências, insights esses indispensáveis para embasar soluções e decisões.

Difícil decidir sem uma base de informações reais e verdadeiras.