Uma das fotos mais apreciadas até hoje no Instagram é a de um ovo. Rapidamente atingiu 50 milhões de curtidas. Causou surpresa, mesmo para uma comunidade global acostumada a fatos e fotos sem nexo e sem sentido, propagados nas redes sociais. Um ovo! Inegável é o seu poder, como símbolo da origem da vida, tendo incorporado inúmeros outros significados míticos que datam do inicio da civilização.
Ícone fortíssimo, o ovo sempre provocou o imaginário de muitas mentes. Dentre elas, a de Jamil Snege, consagrado escritor e publicitário curitibano, sociólogo, falecido aos 65 anos. Autor do livro “Para uma Sociologia das Práticas Simbólicas”, Snege afirmava que a imagem do ovo estava sempre "chocando" na sua cabeça.
Em algum momento, nasceu-lhe uma ideia: fazer uma experiência minimalista de comunicação. Sua suposição era de que as redes de televisão teriam uma audiência muito superior à demonstrada nas pesquisas do Ibope, cujos números então favoreciam a Globo. Para levar o experimento adiante, Snege criou e produziu um vídeo intrigante, em que o protagonista era tão somente um ovo. Nenhuma mensagem além da própria imagem. O "comercial" de 15 segundos foi veiculado em três redes de televisão, deixando-se de fora a Rede Globo.
Motivado a checar a hipótese, Rogerio Bonilha, pesquisador e também sociólogo, aceitou o desafio de investigar o impacto da veiculação, colocando sua equipe em campo para realizar uma pesquisa de recall.
Decorrido o período de uma semana, o Instituto Bonilha apresentou um resultado polêmico: 45,81% dos telespectadores entrevistados disseram que viram o comercial do ovo na Rede Globo. "Esqueceram” que o comercial concebido por Snege, havia sido exibido unicamente em três outras redes de televisão, com exceção da Globo.
Final da história: as três redes onde o comercial foi transmitido associaram-se e, pela primeira vez, assinaram em conjunto um anúncio de página inteira, veiculado nos principais jornais do país, “cacarejando” o fato, comemorando e alertando o mercado publicitário para o "fator inercial". A controvérsia estava gerada…
Antes do Instagram existir, outro ovo causou surpresa para muita gente. |