Organização presente há 30 anos no ramo de pesquisa de mercado passa a disponibilizar seus conhecimentos para agências de propaganda empreenderem nessa área. Oferece consultoria para a implantação de departamento ou até mesmo para criação de um instituto de pesquisa agregado à agência.
A iniciativa constitui-se numa oportunidade, nesse momento em que a pesquisa de mercado vem ganhando papel relevante entre as atividades típicas das agências. É fundamental para integrar e alinhar as tradicionais funções de atendimento, planejamento, criação, produção e veiculação - seguindo a tendência “full-service”.
Pesquisa: antes importante, agora indispensável
Para a missão da agência, são imprescindíveis o conhecimento e a compreensão dos perfis de públicos, da força das marcas, dos impactos das campanhas, da satisfação dos consumidores e da receptividade a novos produtos e serviços.
O avanço da tecnologia e da metodologia de pesquisa, tornadas mais acessíveis, ampliaram o acesso às informações estratégicas e de apoio à decisão. Ainda mais quando a agência dispõe de uma estrutura ou departamento próprio para planejamento e execução de projetos de pesquisa internas ou como unidade autônoma de serviço aos clientes.
Pesquisa unifica áreas
A reorganização das agências de propaganda, privilegiando a pesquisa, reflete a confiança neste instrumento como mediador entre atendimento, planejamento, criação, produção e mídia. Reconhecem que uma visão integrada auxilia a condução do cliente a uma posição de liderança no mercado.
Também atende o novo comportamento das empresas de recorrerem somente às agências que estão sintonizadas com os fluxos de informações provenientes do mercado, na expectativa de que a criatividade da comunicação esteja bem orientada pela realidade dos públicos de interesse, especialmente frente à concorrência.
Pesquisa é diferencial
A pesquisa de mercado agrega valor ao planejamento da comunicação interna ou externa das organizações e empresas, dando distinção a quem a pratica. Em tempos de crise e transformação, quando as agências de propaganda perdem espaço para inúmeros concorrentes de serviços específicos, volta a premência de verticalizar-se, abrangendo operações de mídia social, design, relações públicas, produção gráfica e, acima de tudo, pesquisa de mercado.
Para detalhes sobre a consultoria, interessados devem manifestar interesse pelo e-mail: contato360@bonilha.com.br
Agências de propaganda passam a explorar pesquisa de mercado como diferencial |