A pesquisa realizada pelo Instituto Bonilha, que retratou o Brasil após a polêmica decisão do STF de aceitar os recursos infringentes, rendeu uma avalanche de reações na rede social. O estudo, bastante abrangente, ouviu eleitores de vinte e dois estados, nas cinco regiões brasileiras.  

O Instituto analisou os comentários gerados pela pesquisa nas redes sociais e produziu uma nuvem de palavras-chave que sintetiza o pensamento dos eleitores. A frustração manifestada pelos entrevistados na pesquisa é confirmada nas observações de quem tomou conhecimento dos percentuais das respostas.

Como toda pesquisa política, esta é uma fotografia do momento. Prognósticos não podem ser feitos com base em uma única pesquisa e, sim, cumulativamente, após a realização de uma sequência de estudos.

Nesta nuvem, o tamanho de cada palavra é proporcional ao número de citações obtidas. Pode-se entrever causas (mensalão), sentimento (mudança e infelicidade), soluções (educação, verdade e voto) , as organizações envolvidas (STF e PT) e, também, personagens (brasileiros, eleitores, povo, políticos e a presidente Dilma).
Palavrões e adjetivos depreciativos - como petralhas, tucanalhas, mensaleiros e outros - foram removidos da nuvem.

Os principais resultados da pesquisa que gerou o debate na rede podem ser vistos aqui: tinyurl.com/lqgblpc