1. A sociedade civil deseja ser ouvida e exige mais diálogo com os representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário, por meio de canais tradicionais, de manifestações nas ruas ou praticando “ativismo de poltrona” na internet.
2. Setores da sociedade passaram a exercer um controle maior sobre o comportamento dos políticos e, em especial, dos candidatos em campanha eleitoral.
3. A mídia põe em relevo os direitos e os interesses dos eleitores, colocando em segundo plano os assuntos pautados pelos candidatos, tornando-se instrumento de promoção da cidadania.
4. As empresas privadas investem em políticas de relacionamento - tais como os serviços de atendimento ao consumidor (SAC), ouvidoria e marketing de relacionamento com o cliente (CRM) – servindo de referência aos 3 poderes.
5. Novas tecnologias tornam a informação instantânea - possibilitando imediata obtenção, tratamento, análise, interpretação, busca de resposta e encaminhamento de solução – e estão disponíveis para aperfeiçoar as relações entre governantes e governados.